C.Vale

Notícias

15/07/2013 | Inverno pode ter frio tardio

Ondas de frio intenso podem chegar em setembro ao Sul do Brasil

O inverno de 2013 deve se caracterizar por ondas de frio tardio e de curta duração. Esse comportamento do clima poderá estar relacionado à ausência dos fenômenos meteorológicos El Niño e La Niña. O diretor-técnico da Somar Meteorologia, Márcio Custódio, informa que os modelos de previsão não apontam longos períodos de baixas temperaturas. “Sem El Niño para segurar as frentes frias mais ao sul ou La Niña para desviá-las, as frentes frias vão passar com mais frequência sobre o Sul. Uma onda de frio chega, mas é rapidamente enfraquecida pela entrada de outra frente fria (chuvas)”, explica. A projeção é compartilhada por Luiz Renato Lazinski, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). “Vamos ter um inverno intercalando períodos curtos de dois a três dias concentrando muita chuva com períodos maiores, de 20 dias ou mais, com pouca ou nenhuma precipitação.” Os dois meteorologistas também concordam sobre a tendência de frio tardio em 2013. “O frio chega para valer em julho, quando devemos ter uma ou duas ondas de frio. Agosto não se mostra tão frio, mas há um indicativo que o frio seja mais tardio, ou seja, que em setembro ainda tenhamos ondas de frio chegando ao PR”, diz Custódio. Lazinski acredita em temperaturas abaixo da média. “A tendência é de frio abaixo da média, com ondas de frio mais intensas que devem provocar quedas acentuadas de temperatura neste inverno. Teremos ondas de frio intensas até o final de setembro e poderemos ter geadas tardias nas áreas mais altas do centro-sul do Paraná”, antecipa.

Chuvas
O inverno também terá variações frequentes de sol e chuva. O mês de julho deve se caracterizar por vários dias chuvosos, mas em baixos volumes. Segundo Márcio Custódio, agosto deve ter um período seco curto, seguido por chuvas frequentes.
Para o Centro-Oeste, a previsão é de chuvas acima da média durante o inverno tanto em Mato Grosso quanto em Mato Grosso do Sul. As chuvas retornam durante seu período tradicional na primavera. “Não vejo condição para chuva fora de época em Mato Grosso”, afirma Custódio. Segundo ele, as temperaturas ficarão abaixo da média em Mato Grosso do Sul.

Frio no final do inverno pode representar riscos ao trigo no Sul do Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br