C.Vale

Notícias

21/06/2013 | Inverno terá frio tardio e chuva irregular

O inverno começou às 2h04min desta sexta-feira com previsão de frio tardio e chuvas irregulares. Mesmo com o Oceano Pacífico em condições de neutralidade, ou seja, sem El Niño ou La Niña, a situação climática não será de normalidade no hemisfério Sul. O inverno deve ter grandes variações de temperatura e chuva. Períodos amenos ou até mesmo de calor vão se alternar com dias bastante frios. Eventos extremos como queda de neve nos pontos mais altos do Sul não podem ser descartados. A distribuição e o volume das chuvas tende a ser muito irregular, com precipitações abaixo da média em algumas regiões e enchentes em outras.
Somar Meteorologia, MetSul e Inmet concordam que a principal característica do inverno de 2013 deve mesmo ser o frio tardio. Ondas de frio intenso poderão atingir o Sul do Brasil em setembro e as mudanças bruscas de temperatura podem vir acompanhadas de vendavais e granizo.
Para o curto prazo, a previsão da meteorologia é de manutenção das instabilidades, o que deve complicar a colheita do milho safrinha no Paraná e Mato Grosso do Sul.
- Não vejo cenário de tempo seco dentro da previsão de 15 dias. O tempo só deve se firmar depois do dia 4 de julho. Antes, só se mudar a previsão de médio prazo, informa Márcio Custódio, da Somar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br