C.Vale

Notícias

24/05/2013 | C.Vale 50 ANOS - Marcelino Neis, o pai da C.Vale

Primeiro prefeito eleito de Palotina convocou reunião que resultou na fundação da cooperativa

Aos 91 anos de idade e 50 de C.Vale, Neis quer permanecer como sócio até o fim da vida

Era ano de 1963. A falta de locais para armazenar a produção e as dificuldades para a comercialização da safra eram as principais queixas dos produtores de Palotina. Preocupado com a situação, Marcelino Afonso Neis, primeiro prefeito eleito do município convocou uma reunião que resultou na fundação da C.Vale. “Depois de uma conversa com o ex-governador Nei Braga, que sugeriu a criação de uma cooperativa, expedi 44 convites. Só 24 pessoas apareceram na reunião que aconteceu no dia 7 de novembro, às duas horas da tarde numa sala da recém-instalada prefeitura”, lembra o ex-prefeito, que tinha 41 anos na época em que se tornou o “pai” da cooperativa.
Neis conta que eram muitas dificuldades e desconfianças para a criação da cooperativa. Segundo ele, um dos participantes da reunião chegou a cogitar que o grupo não seria capaz de criar a cooperativa. “Eu disse: Jesus tinha 12 apóstolos, eles revolucionaram o mundo inteiro e nós vamos fundar a cooperativa. Porque é da lasca dos patíbulos que se destacam os herois”, argumentou. Na reunião os participantes elegeram Abud Dequech, o primeiro presidente da então Campal (Cooperativa Agrícola Mista de Palotina Ltda).
Em 1969 a cooperativa começou a operar na prática com o recebimento de trigo em armazém de um moinho de Palotina. Em 1970 teve início a construção do primeiro armazém próprio. Marcelino se lembra de algumas situações engraçadas. “Nos domingos era uma verdadeira procissão de gente que ia ver aquele buraco onde estava sendo instalada a primeira moega. As pessoas não acreditavam que aquilo iria encher. Era muito engraçado escutar as conversas. A grande surpresa aconteceu logo no primeiro ano, quando foi preciso alugar armazéns infláveis para guardar a grande quantidade de grãos.”

Paixão pela cooperativa

Dos 24 fundadores, Marcelino Neis, aos 91 anos, é o único associado vivo e que continua operando com a C.Vale. Mais do que isso, ele faz questão de participar dos eventos mais importantes da cooperativa, como inaugurações e seminários motivacionais. Sentado ao lado da esposa Ignes na sala de estar de sua casa, no centro de Palotina, ele faz questão de elogiar a equipe de funcionários da C.Vale. “São 50 anos como associado e nunca tive problemas”, garante. A maioria das coisas que eu fiz de capital vieram dos meus negócios com a cooperativa”, comenta. “Se eu pudesse abrir o peito e mostrar o meu coração, as pessoas veriam o quanto eu gosto da C.Vale. Quero permanecer como sócio até o fim da minha vida”, finaliza, emocionado.

Um coração e dois amores: a esposa Ignes e a C.Vale

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br