C.Vale

Notícias

22/03/2013 | Programas da C.Vale priorizam uso racional da água

Indústrias da C.Vale possuem processos de reutilização e redução do consumo de água

A produção agrícola e industrial precisa utilizar racionalmente os recursos naturais se quiser se manter ao longo do tempo. É por isso que a C.Vale desenvolve processos para reutilização e redução do consumo de água em suas indústrias. No abatedouro de frangos, o uso da água captada de poços artesianos e do rio Santa Fé é monitorado através de um programa específico. O Pura - Programa de Utilização Racional da Água - orienta os funcionários sobre a necessidade de economia de água. Outras iniciativas do programa preveem o reaproveitamento de parte da água do abatedouro no sistema de tratamento de odores da fábrica de farinha e para redução da temperatura na área de espera dos caminhões carregados de frangos vivos. O programa tem como meta reduzir o consumo de água por ave abatida em 3,35 %.
De acordo com o supervisor de gestão ambiental da C.Vale, Guilherme Daniel, as indústrias de processamento de mandioca em São José, município de Terra Roxa, e em Navegantes, interior de Assis Chateaubriand, também adotam medidas de racionalização do consumo de água. “Elas possuem tratamentos de efluentes monitorados. Estas indústrias mantém um sistema que permite o aproveitamento da água, desde o processo mais limpo envolvendo o preparo do amido modificado ao mais sujo que é a lavagem das raízes de mandioca”, destaca Guilherme Daniel. Por dia, em cada uma das amidonarias são economizados 450 mil litros de água em função de práticas de reuso de água do processo industrial na lavagem das raízes.
O supermercado da C.Vale de Terra Roxa e a nova loja de Palotina contam com um sistema que permite reaproveitar a água da chuva na irrigação de jardins e higienização dos pátios. Estas ações fazem parte do programa C.Vale Ambiental e foram colocadas em prática porque a cooperativa entende que a sustentabilidade de seus negócios depende do uso racional dos recursos naturais. O desenvolvimento a longo prazo só pode ser assegurado quando as atividades econômicas, sociais e ambientais estão em equilíbrio. Esta é a fórmula para garantir um futuro mais promissor às novas gerações. “Nossa filosofia é utilizar os recursos naturais de maneira sustentável e devolvê-los ao meio ambiente em condições iguais ou melhores das que foram tomados originalmente”, diz o presidente da C.Vale, Alfredo Lang. 

Ano Internacional da Cooperação pela Água
A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2013 como o “Ano Internacional da Cooperação pela Água”. O objetivo é aumentar a conscientização sobre os desafios da gestão, acesso, distribuição e serviços relacionados a este recurso cada vez mais escasso no planeta.

Biodigestor amidonaria São José, em Terra Roxa

Estação de tratamento de afluentes do abatedouro de frangos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br