C.Vale

Notícias

07/03/2013 | Percevejo, inseto que suga o lucro

 A cada ano, a cultura do milho safrinha tem registrado aumento expressivo em área de cultivo. Grande parte das lavouras é plantada logo após a colheita da soja. Por causa disso, o percevejo que há pouco tempo era considerado importante nas lavouras de soja, hoje, também causa prejuízos significativos nas lavouras de milho. Enoir Pellizzaro, supervisor agronômico da C.Vale, revela que o inseto pode afetar a qualidade dos grãos e a rentabilidade da cultura. “Essa praga se aloja embaixo da palha da soja recém colhida e em ervas daninhas remanescentes. Um dos fatores que dificulta a visualização é sua semelhança com a palhada”, destacou Pellizzaro.
As regiões mais próximas a florestas também sofrem ataques de percevejos, pois as matas servem de abrigo para os insetos. O Departamento Agronômico da cooperativa orienta os produtores que monitorem suas lavouras e, no caso de presença de percevejos, o produtor faça uma aplicação complementar de inseticida.
Pellizzaro explica que o milho é suscetível ao percevejo até atingir os 25 centímetros de altura. Os insetos sugam nutrientes e injetam toxinas na planta, reduzindo o potencial de produção. “A espécie que causa maior dano às lavouras é a barriga-verde, porém todas as espécies causam danos às plantas. Por isso, reforçamos a necessidade de o produtor fazer o controle do inseto”, finalizou.
Nas lavouras de milho safrinha que se encontram ao lado de lavouras de soja próximas da colheita ou recém colhidas, os cuidados devem ser ainda maiores, pois os percevejos podem migrar para a área mais próxima em busca de alimentos.

Inseto migra da soja de verão para o milho safrinha à procura de alimentos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mais notícias
C.Vale

C.Vale – Cooperativa Agroindustrial
Av. Independência, 2347 | Palotina – PR
CEP: 85950-000 | Tel: 55 (44) 3649-8181

blz.com.br